O número de golpes por mensagens cresceu 267% no Brasil entre julho de 2023 e julho de 2024, segundo o Panorama de Ameaças da Kaspersky. Ao longo desse período foram registrados em torno de 309 milhões de bloqueios de phishing, o que equivale a 588 tentativas por minuto. Além disso, o país é o mais atacado da América Latina, seguido por México, Peru, Colômbia e Equador.
De acordo com o estudo, a inteligência artificial tem sido a grande responsável pelo crescimento dos golpes e fraudes online. Criminosos usam recursos como deepvoice e deepfakes para divulgar jogos de azar nas redes sociais, vendendo a imagem de que é possível enriquecer com essas plataformas. Ao ser redirecionada para o site, a vítima preenche um cadastro e faz uma transferência financeira para conseguir jogar, o que não acontece.
Os domínios de websites também estão nessa leva. A Kaspersky informou que identificou aproximadamente 4 mil sites falsos, que usam IA para copiar o original e têm em seu domínio o “.ai”. Por via das dúvidas, desconfiar e verificar são as ações mais recomendadas ao se deparar com links, ofertas e promessas mirabolantes, ou mensagens solicitando dinheiro, mesmo que sejam de amigos ou parentes.
Ilustração de Nik Neves para o Mobile Time.