Levantamento da Counterpoint aponta uma mudança pontual no ranking de celulares mais vendidos em 2024 em comparação aos últimos anos. Pela primeira vez desde 2018, o top 10 conta com um modelo da linha Galaxy S da Samsung, o S24 Ultra. De acordo com análise divulgada pela consultoria, isso é resultado da busca por recursos de IA generativa, que foi o foco da divulgação do smartphone.
A pesquisa indica pelo terceiro ano consecutivo as marcas Apple e Samsung ocupando o ranking dos celulares mais vendidos. O iPhone segue na liderança, ocupando as três primeiras posições com os modelos 15, 15 Pro Max e 15 Pro, respectivamente.
Em 2023, o iPhone ocupava as sete primeiras posições. Neste ano, o Galaxy A15, modelo acessível da Samsung, ficou no 4º lugar. Veja o ranking abaixo:
IA entre celulares mais vendidos
A análise da Counterpoint ressalta que cinco dos 10 primeiros smartphones apresentam recursos de IA generativa. Diante do cenário, a expectativa é de que o número de aparelhos com funcionalidades inteligentes aumente neste ano.
A expectativa da consultoria é a de que a IA generativa se torne um padrão para telefones celulares de médio porte. E, até 2028, nove em cada dez smartphones com preços acima de US$ 250 devem ser compatíveis com a tecnologia.
Especificamente sobre o Galaxy S24, mais da metade das vendas ocorreram nos EUA e na Europa Ocidental. A alta nas aquisições também se destacou no Oriente Médio e África.

Galaxy S24. Crédito: Divulgação
Já o modelo líder, iPhone 15, vendeu mais nos EUA e na China, que representam quase metade das vendas globais, conforme o levantamento. A avaliação da consultoria chama atenção para o aumento da preferência do consumidor pelas variantes dos modelos Pro da Apple, indicando a oferta de planos de financiamento como um dos pontos que interferem nos números.
O ranking historicamente reflete modelos mais novos e também mais acessíveis. Representantes do setor indicam ainda que a expansão do 5G também é um fator de compra, já que as funcionalidades de IA podem demandar o aprimoramento da conexão móvel.
Imagem principal: Ilustração gerada com IA pelo Mobile Time