Foto: Pixel 9. Retirada do anúncio do Google
O Google anunciou nesta terça-feira, 13, a nova versão do Gemini (Android), chamada de Gemini Live. O produto, que é somente disponibilizado para assinantes Advanced, promete ser um assistente pessoal para o dia a dia do usuário e passa a ter conexão com mais aplicativos da empresa. Além disso, quem conversar com a IA notará não só uma conversa mais fluida, como também a sua capacidade em entender interrupções ou mudanças bruscas de assunto. A versão Live funciona em segundo plano e até quando o aparelho móvel está com a tela bloqueada.
O assinante que tiver acesso à ferramenta pode escolher uma das dez vozes disponíveis pela aplicação. Há integração com várias ferramentas do Google. A big tech informou ainda que haverá outras extensões para o Gemini Live, como o Keep, Tasks, Utilities e o Calendário, em que a IA poderá informar se o usuário tem compromissos em determinada data ou adicionar lembretes, inclusive ao ler informações de uma fotografia. No YouTube, é possível fazer perguntas sobre o conteúdo do vídeo e integrá-lo a outros aplicativos da big tech. Com o YouTube Music, ao descrever uma ocasião e uma finalidade, o próprio Gemini cria uma playlist. Novas integrações com Google Home, Phone e Messages também serão disponibilizadas.
Inicialmente, a novidade está disponível apenas em inglês e para o sistema Android. No entanto, o Google ressaltou que nas próximas semanas a versão para iOS e com outros idiomas será liberada.
Integração com Pixel 9
Outra novidade anunciada pela companhia estadunidense foi o smartphone Pixel 9. Segundo o Google, o aparelho é duas vezes mais durabilidade que o Pixel 8. Em relação à versão anterior, a bateria dura 20% mais. O lançamento ainda conta com o Tensor G4, o que dá maior agilidade. Sem contar que ele será o primeiro a ter capacidade de executar o Gemini Nano, o que viabiliza o entendimento da IA de texto, imagem e áudio.
O Pixel 9 conta com duas versões Pro: de 6,3 polegadas (Pro) e 6,8 polegadas (Pro XL). As duas têm câmera wide de 48 MP, câmera frontal com foco automático para selfies e aplicações de IA que otimizam seu uso. Todos os modelos possuem garantia de sete anos de atualizações do sistema operacional, do Pixel Drops e de segurança.
Enquanto a versão mais simples do Pixel conta com 12 GB de memória, as Pro têm 16 GB. Ao adquirir um deles, o consumidor tem um ano de assinatura do Gemini Live e acesso ao exclusivo Pixel Screenshots, que permite salvar, organizar e lembrar informações importantes das capturas de tela. Para encontrá-las, a pessoa precisa apenas buscar por uma palavra relacionada. O Pixel 9 e o Pro XL chegam à Google Store estadunidense em 22 de agosto, enquanto a versão Pro, em 4 de setembro.