A Uber (Android, iOS) habilitou uma nova modalidade em seu aplicativo, permitindo que passageiro e motorista negociem o preço da corrida. Chamada de Uber Seu Preço, a iniciativa chega em versão de teste na cidade do Rio de Janeiro, após ser disponibilizada em Belém (AM) e Goiânia (GO), na última semana.
A funcionalidade é bastante semelhante à que a concorrente do app, 99, possui e é o core do modelo de negócio da inDrive. Para acioná-la, o usuário deverá fazer sua solicitação normalmente e, no momento em que aparecer as modalidades, escolher a Seu Preço. Nela, um valor sugerido é apresentado, cercado por um símbolo de menos (-) e outro de mais (+) para diminuir ou aumentar a proposta. É possível também clicar sobre o preço e selecionar outras opções sugeridas pela Uber.
No caso do motorista, ele pode aceitar a corrida com o valor apresentado pelo usuário ou fazer uma contraproposta. Neste caso, o cliente tem as opções de aceitar ou recusar. Caso positivo, a viagem acontece normalmente. Caso negativo, a negociação é encerrada. De acordo com a empresa, a nova função não permite adicionar parada e nem mudar o lugar de partida ou destino, pois o valor é contabilizado com base no trajeto solicitado no início da jornada.
Ilustração de Nik Neves/Mobile Time