A proporção de empresas que implementaram soluções de inteligência artificial (IA) em suas operações cresceu 18 pontos percentuais em um ano, de acordo com estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Capgemini. Em 2023, o percentual era de apenas 6%, contra 24% neste ano. A pesquisa é baseada em respostas dadas por líderes de grandes empresas, de 14 países diferentes, entre eles Alemanha, Japão e Estados Unidos, e que tiveram receita superior a 1 bilhão de dólares. No total, foram entrevistadas 1,1 mil pessoas entre maio e junho deste ano.

Ainda de acordo com o levantamento, o investimento na tecnologia cresceu em 80% das companhias e 97% delas autorizam seus funcionários a usar inteligência artificial no trabalho, sendo que metade definiu quais são as diretrizes para o uso. A maioria ainda considera que a IA impactou positivamente na experiência dos clientes e no aumento de vendas.

Otimização e confiança

De acordo com a pesquisa, 74% das empresas afirmam que a inteligência artificial generativa impacta no aumento de receita e na inovação. Com a tecnologia, há otimização de recursos e as pessoas podem focar em outras atividades que a IA não pode fazer. Isso também revela que as companhias têm maior confiança na ferramenta, quando ela assume tarefas mais específicas, como escrever e-mails ou gerar relatórios.

Entre os setores, os números são equilibrados. Empresas do setor de TI foram as que mais implementaram inteligência artificial em seus processos (27%), seguidas por aquelas de gerenciamento de riscos e logística, ambas com 26% neste ano.

Implementação continua

No que tange à IA autônoma, 82% das empresas desejam utilizá-la nos próximos anos. O sistema deste tipo de tecnologia é capaz de avaliar os dados que tem à disposição e tomar a melhor decisão, com base em metas definidas. Além disso, para 71%, a implementação deste tipo de inteligência deve facilitar o processo de automação e acabar com as tarefas repetitivas. A tendência é que os funcionários passem a focar em atividades de maior valor agregado, como customer experience.