Em 2014, o aplicativo Android Auto foi lançado pelo Google. A empresa queria uma solução que permitisse que o seu usuário tivesse acesso ao celular, mas de forma segura. O sucesso da ferramenta fez com que montadoras procurassem a big tech para já produzirem seus modelos com o app instalado. De acordo com o Google, atualmente 200 milhões de veículos oferecem o Android Auto.

No Brasil, a solução foi disponibilizada em meados de abril de 2016. O seu funcionamento evoluiu, sendo possível estabelecer emparelhamento por bluetooth, e não depende mais da conexão por cabo exclusivamente, como era há dez anos atrás. Entre as funções que o motorista pode acessar estão GPS, aplicativos de reprodução de áudios, envio de mensagens, ferramentas de navegação, ligações e pesquisa na internet.

Além do Android Auto

Há dez anos, o Google também lançava o Android TV, conhecido hoje por Google TV. O app está em 220 milhões de dispositivos, que oferecem pesquisas e descobertas baseadas em IA, além da possibilidade de personalização, o que permite ao telespectador passar mais tempo assistindo a conteúdos.

Outro aniversariante é o Android Wear, o Wear OS. No ano de lançamento, a ferramenta foi anunciada como diferencial no LG G Watch e no Samsung Gear Live. Em 2023, o número de usuários da aplicação aumentou em 40%. Atualmente, o app é utilizado em 160 países.