| Publicada originalmente no Teletime | O mercado móvel perdeu 274 mil acessos no mês de junho, em relação a maio, segundo dados da Anatel. Isso representa uma leve redução de 0,13% quando se considera apenas os desligamentos das linhas de celular, também chamadas de “padrão” – ou seja, excluindo as tecnologias M2M e PoS. Com isso, o setor encerrou o último mês com um total de 210,3 milhões de acessos ativos.
Mesmo quando se olha para todas as categorias do setor juntas (linhas de celular padrão, M2M e PoS), pode se dizer que o mercado móvel encolheu no sexto mês do ano. Junho encerrou com 251,3 milhões de linhas ativas. Isso é 0,13% menor (ou 317 mil acessos a menos) que o mês de maio.
O resultado negativo no desempenho no último mês foi puxado pela desativação de 617 mil linhas pré-pagas. Tanto a Vivo quanto a TIM perderam, respectivamente, 471 mil e 263 mil chips pré-pagos em junho. A Claro, por outro lado, foi a única grande operadora que fechou o mês de junho com saldo positivo nesse tipo de linha: foram 87 mil ativações a mais que maio.
Pós-pago
No segmento pós-pago – considerado o de maior valor do segmento móvel –, todas as operadoras tiveram ganhos significativos na base de clientes em junho, pois somaram 361 mil novas linhas. A Vivo foi a companhia que se destacou nesse ponto com o ganho de 194 mil acessos no pós. Em segundo lugar ficou a Claro (com 94 mil novas ativações), seguida pela TIM (72 mil).
5G
Outro destaque do balanço da Anatel foi a alta quantidade de novos acessos padrões 5G. Isso porque o Brasil fechou junho com 11,3 milhões de assinantes no padrão, após a adição de 1,3 milhão de linhas à rede – ou 13,37% a mais.
A Claro liderou a adição de clientes à tecnologia: 730 mil. Enquanto isso, Vivo e TIM somaram, respectivamente, 398 mil e 214 mil novos clientes da quinta geração de redes móveis. Com isso, a Claro somou em junho 4,5 milhões de acessos 5G, seguida pela Vivo (4,3 milhões) e a TIM (2,4 milhões).
Internet das Coisas
Os acessos de comunicação do tipo machine to machine (M2M) e terminais de ponto de serviço (ou PoS, que estão em máquinas de cartão, por exemplo) também são reportados à Anatel. Em junho foram adicionadas 591 mil novas linhas do tipo, totalizando 41,2 milhões de acessos.
A Vivo é líder do segmento com 15,4 milhões de acessos e 128 mil chips M2M ou PoS adicionados no mês. Já a Claro tem 14 milhões (sendo 223 mil a mais em junho) e a TIM, 4,7 milhões (+100 mil). Algar e Datora também são players relevantes nesta arena, com 3,4 milhões e 2,2 milhões de acessos, na ordem.