| Publicada originalmente no Teletime | A Ookla, empresa que monitora a performance das teles ao redor do mundo, divulgou o resultado do Speedtest Awards, referente ao desempenho da Internet móvel do Brasil no primeiro semestre de 2023. O País obteve a melhor posição entre as nações latino-americanas, mas caiu uma posição no ranking global, sendo o 54° colocado mundial.

Quando o assunto é velocidade da Internet 5G, a Claro obteve o melhor desempenho pois alcançou média de download na casa dos 463 Mbps, seguida pela Vivo (436 Mbps) e, por fim, pela TIM (398 Mbps). A velocidade média de upload, no entanto, não acompanhou essa performance. Nesse quesito, a Claro teve 38 Mbps, a Vivo teve 32 Mbps e a TIM fez 27 Mbps.

De acordo com os dados da Ookla, que são baseados nos testes realizados por usuários do Speedtest, a média da velocidade 5G no Brasil fechou em 436 Mbps para download de arquivos, no primeiro semestre de 2023. Já a velocidade média de upload considerando, também, as três principais operadoras de telecomunicações do país, foi de 33 Mbps.

Vale notar que os números diferem de outro levantamento recente sobre velocidades 5G no País – desta vez, realizado pela Opensignal. Na ocasião, Vivo e TIM também ocuparam posições de destaque.

Ookla; Speedtest

Média de velocidade da internet 5G no Brasil das três principais operadoras móveis ficou em 436 Mbps, enquanto upload teve 33 Mbps. Foto: Reprodução/Ookla Speedtest Awards 2023

Experiência em games e vídeos

Ainda segundo a Ookla, Claro e a TIM tiveram resultados próximos na latência do 5G, com 14 ms e 16 ms, respectivamente. Já a Vivo alcançou 22 ms. Essa ordem das operadoras se repetiu nos indicadores para as experiências em jogos e vídeos na quinta geração de Internet móvel – com Claro, TIM e Vivo no primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Quando considerada a experiência dos usuários com dados móveis fora da rede 5G, o resultado mudou um pouco. Em games, Claro e Vivo tiveram pontuações parecidas (81,53 e 81,35, respectivamente). Já a nota da TIM foi 79,92, enquanto a Oi fez 77,38. Nos indicadores para reprodução de vídeos online, a Claro ficou na primeira posição (70,37), seguida pela TIM  (67,32), Vivo (66,72) e Oi (66,39).

Ookla; Speedtest

Speed Score

A Ookla também utiliza uma metodologia própria para classificar o desempenho das operadoras: o Speed Score. De forma resumida, trata-se de um cálculo baseado na média da velocidade de download e upload, em que cada um desses recebe um peso diferente que compõe a nota final da operadora. 80% da pontuação é atribuída ao download e os 20% restantes para o upload, por exemplo.

Com isso, a empresa determinou a Claro Brasil como a operadora com a Internet 5G mais rápida da América Latina. A companhia brasileira fez 379,09 pontos no Speed Score – valor bem maior que a chilena Entel, cuja nota foi 156,41.

O relatório da Ookla deu destaque ainda para cinco cidades brasileiras que tiveram os melhores desempenhos de download com o 5G com a Claro: Belo Horizonte (MG) com 642 Mbps, Brasília (DF) com 610 Mbps, Joinville (SC) com 596 Mbps, Salvador (BA) com 565 Mbps e, por fim, Natal (RN) com 575 Mbps.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!