| Publicada originalmente no Teletime | Os dados da Anatel para o mercado de telefonia móvel em novembro revelaram que, assim como na banda larga, a Vivo tem sido o destaque na adição de clientes ao longo de 2024. Nos 11 primeiros meses do ano passado, a operadora somou 2,9 milhões de novos acessos móveis, chegando à base de praticamente 102 milhões de chips ativos.
Como um todo, o mercado móvel brasileiro encerrou novembro com 262,8 milhões de acessos, entre chips de pessoas físicas e de Internet das Coisas. No acumulado de 2024 até novembro foram 6,4 milhões de novos contratos no setor, cujas informações de dezembro devem ser divulgadas nas próximas semanas.
Além da Vivo, a Claro também tem contribuído para o avanço, com 1,18 milhão de adições líquidas em 11 meses de 2024. A empresa tem uma base de 88,1 milhões de clientes ativos.
No caso da TIM, os acessos adicionados no acumulado de 2024 até novembro somam 718 mil. Assim, a empresa encerrou o penúltimo mês do ano passado com praticamente 62 milhões de clientes.
Já entre os prestadores de pequeno porte, há um destaque em termos de adições: a Surf, com mais de 1 milhão de novos chips no acumulado de 2024 até novembro. A empresa mais que dobrou sua base de assinantes ao longo do ano passado, com impulso do segmento pré-pago.
Pós-pago humano
Métrica considerada crucial pelo mercado, os acessos pós-pago “humanos” (que excluem chips para M2M e Internet das Coisas) também apontam a Vivo na ponta. A empresa somou 2,9 milhões de novos clientes na categoria em 11 meses de 2024, para base de 48,8 milhões de acessos pós-pagos.
Em seguida vem a Claro, com 2,1 milhões de adições líquidas no pós-pago humano, para um total de 38,6 milhões. E a TIM trouxe 1,5 milhão de clientes na categoria de maior valor até novembro, alcançando 24,1 milhões de chips pós tradicionais.
Vale notar que o montante foi menor que as desconexões registradas pelas TIM no pré-pago no mesmo período: menos 1,6 milhão de clientes. Vivo (-1,3 milhão) e Claro (-929 mil) também perderam clientes pré-pagos ao longo de 2024 até novembro, mas em volume menor que as adições do pós-pago.
5G
Na disputa pelo 5G, destaque mais uma vez para a Vivo. Foram 7,4 milhões de novos clientes na tecnologia até novembro, sendo 621 mil no mês em questão. A empresa tem base 5G de 15 milhões de assinantes.
A Claro vem em seguida com 13,3 milhões, sendo 5,5 milhões trazidos no acumulado de 11 meses do ano passado e 408 mil somente em novembro. Já a TIM soma 9,6 milhões de usuários 5G: 4,4 milhões ingressaram na rede em 2024 e 313 mil, no penúltimo mês de 2024.
M2M
No caso dos acessos de Internet das Coisas (seja M2M ou pontos de serviço), mais uma vez a Vivo lidera: foram 1,2 milhão de chips do gênero adicionados até novembro de 2024, para base de 17,1 milhões.
A concorrente Claro segue na direção contrária, após perder 64 mil chips das tecnologias até aquele mês – o que levou a carteira de IoT da empresa para 14,9 milhões.
A TIM, por sua vez, trouxe 847 mil chips do gênero no mesmo período de 11 meses, chegando à base de 5,8 milhões.
Segundo levantamento da consultoria Teleco, há ainda as prestadoras de pequeno porte (PPPs) que têm se destacado no segmento de IoT: Telecall (+481 mil acessos), Algar (+443 mil) e Datora (+420 mil) são os principais exemplos.
Novembro
No mês de novembro, os dados totais do mercado móvel registrados pela Anatel apontaram queda de 633 mil acessos. Há, contudo, alguns fatores de atenção. Um deles é não constarem no banco de dados informações da NLT – operadora que vinha reportando mais de 1 milhão de acessos.
Apenas no mês de novembro, a Vivo somou 184 mil novos acessos líquidos em todas as categorias; a Claro, mais 115 mil; já a TIM perdeu 199 mil acessos.
Entre as PPPs, a Surf somou mais 110 mil clientes no 11º primeiro mês de 2024 e a Brisanet, 42 mil (a operadora cearense já tem base de 296 mil acessos).
Já no pós-pago “humano” em novembro, destaque para a Claro, com 321 mil novos acessos líquidos, seguida da Vivo, com +263 mil; e da TIM, com +119 mil.
Nos três casos, contudo, a desconexão de linhas pré-paga em novembro foi maior que tais adições: foram menos 377 mil linhas na TIM, -332 mil na Claro e -294 mil na Vivo.