| Publicada originalmente no Teletime | O número de linhas celulares tradicionais pós-pagas ultrapassou o número de acessos pré-pago no Brasil pela primeira vez na história. Ativo mais valioso para as operadoras móveis, as assinaturas “padrão” do pós-pago chegaram a 107,2 milhões de acessos no mês de fevereiro, de acordo com a Anatel.
No pré-pago, as companhias somaram pouco mais de 107,1 milhões de linhas ativas. Com isso, o Brasil fechou o mês de fevereiro com 214,3 milhões de linhas de celular tradicionais (chamadas de acesso “padrão” pela agência).
Vale lembrar que considerando outras categorias de serviço como o M2M (para comunicação de máquina a máquina) e pontos de serviço (PoS), as operadoras já somam 256,4 milhões de acessos ativos. No consolidado de todas essas modalidades, a ultrapassagem do pós-pago sobre o pré ocorreu em 2020, embora o mesmo movimento só tenha ocorrido agora nas linhas de usuários humanos.
Entre as grandes teles, a TIM é a única empresa cuja base pré-paga ainda é maior do que a pós. Ainda assim, ela adicionou 156 mil acessos no pós e fechou fevereiro com 22,8 milhões de assinantes pós, contra 33,3 milhões no pré.
Já a Claro foi a operadora que mais ganhou clientes no pós em fevereiro de 2024 em relação a janeiro: 245 mil clientes, totalizando 37 milhões de acessos desse tipo. No pré, são 35,6 milhões.
Já a líder do mercado móvel Vivo teve 235 mil adições no pós em fevereiro, alcançando 46,4 milhões de usuários. No pré-pago a tele tem 37 milhões de linhas “tradicionais”.
Somando pré e pós-pago em fevereiro, a Claro foi a que registrou o maior número de adições: 276 mil (totalizando 72,7 milhões de linhas ativas). O segundo maior crescimento foi da Vivo (+ 93 mil), que fechou fevereiro com 83,4 milhões de acessos tradicionais. Já a TIM teve o menor saldo consolidado: 5,6 mil novas adições, totalizando 56,2 milhões.
Assim, as operadoras móveis ativaram 397 mil novas linhas de celular tradicionais em fevereiro. O resultado representa uma desaceleração no aumento da base das teles, já que em janeiro o acréscimo desses acessos foi de 663 mil.
5G cresceu 5,1%
O número de acessos na quinta geração de redes móveis aumentou 1,1 milhão em fevereiro e fechou o mês com 22,7 milhões de acessos. Isso representa um crescimento de 5,3% no mês.
A Vivo liderou a adição de novos clientes ao 5G em fevereiro: 428 mil. Claro e TIM somaram, respectivamente, 409 mil e 259 mil novos assinantes na quinta geração móvel.
No quadro geral, o total de acessos 5G por operadora é de 8,6 milhões na Claro; 8,3 milhões na Vivo; e 5,7 milhões na TIM.
Mercado móvel encolheu
Apesar dos resultados quando o assunto são linhas de celular “humanas”, é possível dizer que o mercado móvel desacelerou em fevereiro. Nas contas totais, houve queda de 0,2% na comparação com janeiro, ou cerca de 476 mil desativações.
Em um cenário semelhante ao que foi visto no começo de 2024, o resultado do setor no mês de fevereiro foi impactado pelo encolhimento do mercado de Internet das Coisas (IoT). Isso porque foram registrados 873 mil acessos a menos nas tecnologias de comunicação do tipo machine to machine (M2M) e terminais de ponto de serviço (PoS), de acordo com a Anatel.